SAV

“O Serviço de Animação Vocacional é um trabalho pastoral da Igreja que visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre” (DBFP, n. 27).

OBJETIVO GERAL:

• Animar a comunidade eclesial para se comprometer de maneira nova, vigorosa e decidida (PDV 34) com as vocações e ministérios nas dimensões da ação evangelizadora, tendo presente o processo de inculturação, em vista de uma Igreja toda ministerial e missionária.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

• Criar uma mentalidade que gere uma cultura vocacional, assumindo o seguinte histórico: despertar, discernir, cultivar e acompanhar. Convocar e capacitar agentes vocacionais, favorecendo e facilitando sua formação específica, através de cursos, encontros, retiros, subsídios, priorizando a criação e o serviço de equipes do SAV. (doc. CNBB, 55; n. 29)
  • Fazer a integração e articulação do SAV nas Paróquias, Áreas Missionárias, Pastorais, Escolas, Organismos e Movimentos...

ATUAÇÃO:

Na Arquidiocese de Maringá, a equipe do SAV conta com a participação e engajamento de religiosos (as), leigos (as), seminaristas, padres; pessoas que sentindo-se chamado por Deus, apostam no SIM de cada batizado e que procuram animar pelo testemunho . Embora possuímos uma equipe formada em nível arquidiocesano, somente algumas paróquias possuem o SAV; precisamos ainda, ir para as bases, para as paróquias e formar novamente ‘elos vocacionais’, e assim despertarmos uma cultura vocacional, uma paróquia totalmente vocacional em suas pastorais.

Nosso trabalho atualmente tem sido: encontros vocacionais, encontro arquidiocesano com coroinhas e acólitos, presença em encontros de jovens e ordenações, dia de orações pelas vocações... A equipe se encontra todo 1° sábado de cada mês (14h30’ no seminário de filosofia Nossa Senhora da Glória) para juntos rezar, partilhar, idealizar, dialogar e refletir sobre o contexto vocacional e daí partir para uma ação.

Equipe de coordenação

E-mail SAV: [email protected]