Arquidiocese de Maringá sediou 36ª Assembleia da OSIB do Regional Sul 2

A Arquidiocese de Maringá foi sede da 36ª Assembleia da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A assembleia foi realizada entre os dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro no Recanto Pascal em Maringá e contou com a presença de padres formadores e seminaristas das dioceses paranaenses.

O encontro teve como tema “Relações fecundas entre formandos e formadores”. A assessoria ficou por conta do Pe. Deolino Baldissera, presbítero da Sociedade do Divino Salvador. Bacharel em Filosofia e Teologia, com licenciatura plena em Pedagogia e mestrado em Psicologia pela Universidade Gregoriana de Roma, com especialização em Psicologia Clínica e  Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-SP, o padre abordou os estilos de personalidade e destacou especificidades de cada um. De acordo com o sacerdote, “compreender o estilo de personalidade do formador e do formando auxilia para que haja uma relação fecunda”.

Da Arquidiocese de Maringá estiveram presentes os padres Marcos André de Oliveira (Reitor do Seminário Propedêutico Santo Cura d’Ars), Pedro Jorge Delgado Bento (Reitor do Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória), Alfeu Leônidas Teodoro (Diretor espiritual do Seminário de Teologia Santíssima Trindade) e os seminaristas Anderson Shulter, Michel Soares e Paulo Ramires.

A 37ª Assembleia da OSIB do Regional Sul 2 será realizada na última semana de janeiro de 2018 na província de Curitiba.

Paulo Ramires - Seminarista