ENCONTRO NACIONAL DE ATUALIZAÇÃO DOS FORMADORES

Está acontecendo no Santuário Nacional de Aparecida o ENCONTRO NACIONAL DE ATUALIZAÇÃO DOS FORMADORES, promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).

O encontro iniciou no dia 10 e vai até o dia 14/07 com reflexões sobre a Dimensão Espiritual na perspectiva da nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (diretrizes da formação dos futuros presbíteros), tendo como assessor Dom Jorge Patrón, Secretário para a Congregação do Clero (Roma).

De nossa Arquidiocese participam os padres formadores: Marcos André, reitor do seminário Propedêutico, Milton Antonio Bossoni, reitor do seminário de Teologia e o padre Alfeu Leônidas, diretor espiritual do seminário de Teologia.

Sobre o encontro comenta o padre Marcos André: “Nesse nosso encontro em Aparecida dom Jorge Patrón Wong, assessor da Congregação do Clero, vem partilhar com os formadores do Brasil suas impressões e direcionamentos acentuando a importância da dimensão espiritual, no sentido de cada seminarista (formação inicial) e cada padre (formação permanente) procurar parecer-se com Jesus Cristo Bom Pastor, vivendo uma profunda vida comunitária e amor fraterno na caridade pastoral. A ratio coloca a formação permanente como o mais importante. A formação inicial (seminário) é como o treinamento. A formação permanente (depois da ordenação, clero) é como a partida de futebol”.

Fonte: http://Pascom Seminário